top of page
Buscar

Compreendendo o Câncer

O câncer não é uma doença, mas um conjunto de doenças relacionadas que podem ocorrer em quase qualquer parte do corpo. Basicamente, o câncer é uma doença na qual algumas células do corpo crescem incontrolavelmente e se espalham para outras partes do corpo.


O câncer pode começar em quase qualquer parte do corpo humano, que é composto por trilhões de células. Normalmente, as células humanas crescem e multiplicam-se (através de um processo chamado divisão celular) para formar novas células à medida que o corpo necessita delas. Quando as células envelhecem ou são danificadas, elas morrem e novas células tomam o seu lugar.



Às vezes, esse processo ordenado é interrompido e células anormais ou danificadas crescem e se multiplicam quando não deveriam. Essas células podem formar tumores, que são pedaços de tecido. Os tumores podem ser cancerosos ou não cancerosos (benignos).

Os tumores cancerígenos se espalham ou invadem tecidos próximos e podem viajar para locais distantes do corpo para formar novos tumores (um processo denominado metástase ). Os tumores cancerígenos também podem ser chamados de tumores malignos. Muitos tipos de câncer formam tumores sólidos, mas os cânceres do sangue, como as leucemias, geralmente não o fazem.


Os tumores benignos não se espalham nem invadem os tecidos próximos. Quando removidos, os tumores benignos geralmente não voltam a crescer, ao passo que os tumores cancerígenos às vezes sim. No entanto, os tumores benignos às vezes podem ser bastante grandes. Alguns podem causar sintomas graves ou ser fatais, como tumores benignos no cérebro.


Quando o câncer se espalha

Um câncer que se espalhou do local onde se formou para outro local do corpo é chamado de câncer metastático. O processo pelo qual as células cancerosas se espalham para outras partes do corpo é chamado de metástase.


O câncer metastático tem o mesmo nome e o mesmo tipo de células cancerígenas do câncer original ou primário. Por exemplo, o câncer de mama que forma um tumor metastático no pulmão é câncer de mama metastático, e não câncer de pulmão.

Sob um microscópio, as células cancerígenas metastáticas geralmente têm a mesma aparência das células do câncer original. Além disso, as células cancerosas metastáticas e as células do câncer original geralmente têm algumas características moleculares em comum, como a presença de alterações cromossômicas específicas.


Em alguns casos, o tratamento pode ajudar a prolongar a vida de pessoas com câncer metastático. Em outros casos, o objetivo principal do tratamento do câncer metastático é controlar o crescimento ou aliviar os sintomas que ele causa. Os tumores metastáticos podem causar danos graves ao funcionamento do corpo.

 
 
 

Comentários


bottom of page